Foto Ilustrativa

Em um momento ou outro da nossa vida já nos perguntamos: Quais são meus direitos e deveres? Seja em razão da disputa, com seu irmão, sobre quem seria o dono daquela tão sonhada bola de futebol. Ou, porque você teria que pagar um tributo, se não tem a correta contrapartida dos seus governantes.

Tais situações só são possíveis porque vivemos na “República Federativa do Brasil” – conforme define nossa Constituição Federal de 1988. Na nossa República, os brasileiros natos ou estrangeiros residentes no nosso País, possuem direitos e deveres a serem cumpridos, em decorrência das Leis vigentes.

Dentre os diversos artigos da nossa Carta Magna (Constituição Federal), que é a Lei maior no País, onde todas as outras não podem contrariá-la, encontramos no Art. 5º uma relação dos direitos fundamentais daqueles que residem no Brasil, vejamos:

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:”(…)

Apesar do caput do artigo, acima citado, mencionar uma lista de direitos, nos seus 78 incisos encontramos uma mistura de direitos e deveres. Isto porque, o direito de um termina quando começa o do outro, o que caracteriza os deveres e obrigações. O respeito mútuo é o direito/dever básico para a vida em sociedade, principalmente no Brasil, que possui como patrimônio uma enorme miscigenação racial.

Podemos destacar como essenciais, no referido artigo:

Direitos

– Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.

– Saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos.

– Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

– Ninguém deve ser submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

– A manifestação do pensamento é livre, sendo vedado o anonimato.

– A liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto.

Deveres

– Votar para escolher nossos governantes.

– Cumprir as leis.

– Respeitar os direitos sociais de outras pessoas.

– Educar e proteger nossos semelhantes.

– Proteger a natureza.

– Proteger o patrimônio público e social do País.

– Colaborar com as autoridades.

Todos devem ter conhecimento dos seus direitos e deveres básicos. Só assim, se pode ter consciência dos limites a serem cumpridos e dos benefícios possíveis de se buscar. Além da consciência de cada um, as Leis são bússolas que orientam quais caminhos devem ser percorridos.

Indispensável se destacar que, o principal contribuinte para o conhecimento dos direitos e deveres é a educação. Pois, uma nação que privilegia a educação, desde a infância ao adulto, produz cidadãos conscientes dos seus direitos e espontâneos cumpridores dos seus deveres.

Cada um deve cobrar seus direitos, cumprindo seus deveres, para transformar nosso Brasil numa nação merecedora do seu povo!

Por: Advogado Juscélio Curaçá

Compartilhar :

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

quatro × um =