Com a abolição da escravatura no final do século XIX e a nova realidade republicana, há uma enorme transformação na economia do Brasil, a manufatura começa a surgir nas zonas urbanas e litoral e vai substituindo a concentração da produção do café. Assim, o trabalho assalariado surge, como substituto da escravatura e este novo regime demanda mão de obra, que neste período, vem através dos imigrantes europeus, os quais chegando ao Brasil, percebem uma realidade trabalhista precária, ainda acostumada com o a forma escravagista de trabalho.

A realidade de experiências dos trabalhadores europeus, era substancialmente diferente da dos brasileiros, lá eles usufruíam de direitos trabalhistas, os quais aqui no Brasil ainda não haviam sido conquistados e assim, estes imigrantes iniciam a formação de organizações e são estas primeiras formas de organizações, que dão início ao movimento sindical brasileiro.

Ao longo do século XX, muitas regras e restrições foram impostas ao movimento sindical brasileiro, o qual passou a ter mais independência com a Constituição Federal de 1988, que lhes possibilitou: liberdade de atuação e independência, assegurando o direito de livre associação para todos os trabalhadores. MOLINA(2016?)

Os princípios democráticos de liberdade, igualdade, justiça e os exercícios de direitos sociais e individuais, inseridos na Carta Magna, consubstanciaram a forma redemocratizada dos sindicatos, reorganizados com os objetivos de defender os direitos dos trabalhadores, fazer a resistência em casos de abusos dos patrões, manter a militâncias por melhores condições de trabalho, enfrentar os abusos do empregador, transformando-se, em uma entidade destinada à defesa de direitos e de resistência, buscando melhorar as condições de trabalho e propiciar uma vida mais digna.

Por: Marilândia Alecrim

REFERÊENCIA:

 MOLINA. Helder. História do sindicalismo. [S.I.] [2016?] Disponível em: <http://www.sintetufu.org/historia-do-sindicalismo/> Acesso em:17 de abril de 2019

Compartilhar :

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

15 + 14 =