Prezado Leitor!

Neste mês de abril, precisamente, no dia 03, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural), CNA (Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária), FAEB (Federação de Agricultura do Estado da Bahia) e o Sindicato Rural de Campo Formoso, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Formoso, levaram ao Povoado de Lage dos Negros, o Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher do Campo.

O objetivo do evento era gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças do homem e da mulher do campo, contribuindo assim, para a qualidade de vida.

Foram oferecidos exames de PSA e consulta Urológica, para homens e, para as mulheres, exame de “Papanicolau”.

O evento contou com o apoio da equipe especializada do SENAR com médicos, enfermeiros e um mini laboratório, onde os resultados dos exames eram entregues no evento.
Foram realizados 227 atendimentos aos homens e 96 para as mulheres.
Além dos exames e atendimentos médicos, foram oferecidas palestras sobre as principais doenças que acometem o homem do campo, alcançando, assim, um público estimado de 600 seiscentas pessoas, de todas as faixas etárias.

Foram distribuídos, Kit’s contendo uma mochila, um squeezer, sabonete, espelho, escovas de cabelos, folders e cartilhas informativas para cuidados e prevenção contra o câncer de pele e Melanoma; Câncer de Próstata; incontinência urinária; cuidados com o coração e Câncer de Pulmão.
Os participantes que se submeteram aos exames, também fizeram uma pesquisa inédita no País, que objetiva a formação de dados para elaboração de uma nova política de saúde pública voltada para a pessoa do Campo. Trata-se de um evento pioneiro, coordenado pelo SENAR – Nacional e a CNA.

Com certeza, foi um momento impar na região que proporcionou momento de informação, lazer, integração com a comunidade, culminado com o oferecimento de um saboroso lanche.

Cabe agradecer o apoio de todos os voluntários que abrilharam o evento. Parabenizar a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Campo Formoso, na pessoa do Sr. Charles Farias e da Enfermeira Chefe, Pauliana Souza dos Santos, que coordenou toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde; à Equipe do SENAR – Estadual, na pessoa da Sra. Jaqueline A.R. Érrico e ao Sindicato Rural de Campo Formoso, por esse grandioso evento.

 

Por: Engenheiro agrônomo João Barreto

Compartilhar :

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui