As fibras são carboidratos que não podem ser digeridos pelo organismo. São polissacarídeos e polímeros de fenóis encontrados na composição de alguns alimentos. Elas interferem nos movimentos do sistema gastrointestinal, melhorando nossa disposição e reduzindo o risco de uma série de doenças, pois resistem à ação das enzimas digestivas humanas e podem ser parcialmente digeridas por bactérias do cólon ou excretadas de forma inalterada nas fezes.
As fibras ajudam na manutenção da microbiota intestinal saudável que está relacionada à proteção contra a colonização e proliferação de bactérias patogênicas, no bom funcionamento do sistema imune e absorção adequada de nutrientes, sendo fundamental para a saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda-se o consumo diário de pelo menos 25g de fibra. No entanto, com o aumento do consumo de alimentos industrializados e refinados, esta ingestão diária é prejudicada. Isso porque durante o processamento, esses produtos perdem alguns nutrientes, inclusive as fibras.
As fibras alimentares são classificadas em dois grupos, de acordo com seu perfil de solubilidade. Podem ser encontradas em frutas, legumes, leguminosas e nos alimentos à base de cereais integrais.

AS FIBRAS SOLÚVEIS: pectinas, mucilagens, gomas, inulina, FOS, betaglucano, psílio e hemicelulose. Essas fibras têm a capacidade de se ligar à água e formar géis. No trato gastrointestinal, retardam o esvaziamento gástrico, o tempo de trânsito intestinal, diminuem o ritmo de absorção de glicose e colesterol. São encontrados principalmente em frutas e verduras, mas também em cereais e leguminosas.

FIBRAS INSOLÚVEIS: Celulose (fibras vegetais), hemicelulose, amido resistente e lignina. Fazem parte da estrutura exterior das células vegetais, apresentam efeito mecânico no trato gastrointestinal, são pouco fermentáveis e aceleram o tempo de trânsito intestinal devido a absorção de água. Assim, aumentam o peso das fezes, reduzindo a constipação intestinal. Vale lembrar que para as fibras insolúveis cumprirem o seu papel no organismo, é necessária a ingestão de bastante líquido. São encontradas principalmente em verduras, farelo de trigo, aveia, arroz e grãos integrais.

Por: Nutricionista Raiane Rios

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