Foto: Sérgio Sátiro

Uma falsa ameaça de massacre repassada pela rede social Whats app modificou a rotina de pais, estudantes e professores do Instituto Nossa Senhora de Fátima (IENSF), centro de Campo Formoso (BA), na manhã desta quinta-feira (11).  O conteúdo ofensivo em áudio foi gravado por um aluno da instituição e em seguida compartilhado em grupos por um colega.

Os pais se deslocaram às pressas ao colégio para recolher os filhos das salas de aulas. Houve muito choro das mães e dos estudantes, mas sem registro de violência. As atividades foram suspensas. As polícias Civil e Militar foram acionadas e conseguiram restabelecer a sensação de segurança.

Ao NotíciasiMais a comandante da 54ª CIPM, Major Ivana Almeida, disse que a polícia identificou autor da Fake News ainda durante a manhã. “Chegamos ao autor de quem fez aqueles áudios. Era só para intimidar, era só uma brincadeira de mau gosto,  foi conduzido para delegacia juntos com os seus responsáveis e tiveram que responder”, afirmou a Major.

Nas mensagens em áudio, o Colégio Presbiteriano Augusto Galvão também estaria na mira do suposto massacre. Mas, não houve registro de pânico porque não teve aula na escola.

Após o pânico no IENSF, o NotíciasiMais ouviu a opinião da psicóloga Juliana Almeida. Segundo ela, é importante que a rotina das crianças volte ao normal para que a insegurança e o medo não influenciem negativamente. “A escola, a família, a sociedade têm de fortalecê-los, passar confiança. (…) Gente vamos voltar para rotina? Amanhã tem aula, a escola garante segurança, a vida continua”, orientou.

Já o mestre em educação, Marciano Carvalho, argumentou que a escola deve ficar em alerta com o comportamento do aluno que contraria as normas de convivência. Ele destacou também a necessidade de fortalecer grupos de apoio dentro da instituição de ensino. “Pegar os líderes de sala e fazer uma formação para que tenham percepção de onde está acontecendo alguma situação indesejada. Deve fortalecer o grêmio estudantil. (…) A partir do momento  que o aluno se torna aliado da gestão, as coisas melhoram”, disse.

As aulas foram retomadas no início da tarde.

Por: Leandro Daniel/ Sérgio Sátiro/NotíciasiMais

Compartilhar :

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui