Rômulo Galvão de Carvalho, nasceu em Poços, município de Campo Formoso, no dia 22 de setembro de 1930. Filho de Antônio João de Carvalho e D. Dejanira Galvão de Carvalho. Fez o curso primário na escola do Povoado onde nasceu e o curso ginasial no Colégio Augusto Galvão.

Bacharelou-se em Ciências Jurídica e Sociais pela Universidade federal da Bahia, no ano de 1959, alcançou o grau de mestre em administração pública em 1963, pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

Foi Diretor do Instituto do Cacau, membro da Associação Brasileira de Técnicos de Administração, Funcionário do Banco do Brasil, Professor Universitário, exerceu diversas atividades profissionais, Cargos Públicos, Atividades Sindicais Representativas de Classe, Associativas e Conselhos, foi membro da Academia Baiana de Educação.

Em 1971, no primeiro governo de Antônio Carlos Magalhães 1971-1975, assumiu a Secretária de Educação e Cultura do Estado da Bahia. No Pleito de novembro de 1974 elegeu-se Deputado Federal na legenda da Arena. Reelegeu-se novamente pela Arena em 1978 e pelo PDS em 1982. Em 1986 foi nomeado pelo Presidente Jose Sarney, Secretário Especial do MEC, em Brasília.

Rômulo Galvão, fundou a Rádio Caraíba AM de Senhor do Bonfim, que entrou no ar em 15 de setembro de 1980. Através de sua projeção política na Bahia trouxe para Campo Formoso diversas obras, dentre as quais destacamos a construção do Colégio Polivalente Roberto Santos, o Centro Cultural e a construção de diversos Prédios Escolares na sede e interior do Município. Rômulo Galvão, era irmão do também já falecido Salomão Galvão de Carvalho, que foi Prefeito Municipal de Campo Formoso por dois períodos, 1977 a 1982 e 1989 a 1992.

Rômulo Galvão, era casado com D. Eliana Vieira Lima Galvão, com quem teve três filhos, Rômulo Filho, Paulo Roberto e Leonardo. Rômulo Galvão, faleceu no dia 15 de setembro de 1998, em trágico acidente na Rodovia Lomanto Junior, BR 407, no Município de Capim Grosso, quando se dirigia para Senhor do Bonfim para participar dos festejos de aniversário da emissora. Foi sepultado na cidade de Salvador BA.

À atual Gestão Municipal em convenio com o Governo do Estado, reformou totalmente o novo Centro Cultural da cidade de Campo Formoso, que será reinaugurado hoje 26/04/19 e receberá merecidamente o nome de Centro Cultural Dr. Rômulo Galvão de Carvalho.

O Professor José Nilton Carvalho Pereira, seu amigo e colega no Conselho Estadual de Educação e fundador do então Colégio Apoio tem uma declaração sobre o saudoso Rômulo Galvão definitiva. ‘’Não morrerá jamais o Professor Rômulo Galvão porque se inclui ele entre os eleitos do SERVIR e do SER.’’

Falecendo Rômulo Galvão o então Presidente do Senado Federal Antônio Carlos Magalhães, mostrava Rômulo Galvão como Secretário de Educação e Presidente do Conselho Estadual de Educação frisando “Cidadão que tanto distinguia Brasília como os Municípios baianos prediletos seus por fatores pessoais íntimos – Campo Formoso e Senhor do Bonfim.”

Rômulo Galvão teve depoimentos sobre sua pessoa entre os mais importantes e decisivos homens públicos de sua época. Vale citar entre tantos – Arnaldo Niskier, Presidente da Academia Brasileira de Letras, Roberto Santos, Governador da Bahia, Lafayete Pondé, Reitor da UFBA, e Presidente do Conselho Federal de Educação.

 

Por: José Carlos Martins de Oliveira/
Historiador e Pesquisador

 

Compartilhar :

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui