Foto: Rosendo Borges

JOSÉ BARRETO FILHO (Jujú Barreto), era filho de José Joaquim da Silva Barreto e de Alexandrina Carlota Rosa Galvão Silva Barreto, nasceu em 20 de   março de 1896. Era casado com Hilda de Freitas Jatobá, filha do Major Quintino de Freitas Jatobá.  Do casamento de Jujú e D.Hilda, realizado em 17 de maio de 1917, nasceram os filhos: Armando, Bráulio, Helena, Epaminondas, Auristela, Humberto, Neide e Djalma.

Jujú foi presidente e dos fundadores da saudosa Filarmônica 15 de novembro, que tocou na recepção feita ao grande jurista e político Rui Barbosa (candidato a Presidente da República) em Senhor do Bonfim, durante a campanha para a Presidência da República no ano de 1919.

Juntamente com Dr. Máximo Macambira Montes Flores, fundou a Cromita do Brasil, empresa que durante muitos anos, explorou o minério cromo no Município de Campo Formoso. Atualmente está lavra vem sendo explorada pela mineradora Ferbasa.  Exerceu, ainda, os cargos de Secretário Municipal, durante a gestão do Intendente José Pereira Maia. Foi por muitos anos adjunto de Promotor, cargo que exerceu interinamente no tempo de Vila.

José Barreto Filho, foi proprietário de bons pastos de capim neste Município, aonde criava diversas vacas produtoras de leite; Na serra do Barro Amarelo, nas terras férteis, frias e de outrora muitas nascentes de água, na conhecida “Grota do Jujù” possuía, engenho que produzia apreciada rapadura que abastecia o comercio local. Nos anos de 1960, instalou na Rua Dr. José Gonçalves da Silva (rua do cais) a Livraria e Papelaria Jatobá, que funcionou durante muitos anos servindo a comunidade estudantil.

Era católico praticante, conselheiro da Paróquia e durante anos, participou e ajudou na organização das festas do Padroeiro Santo Antônio, a festa máxima da paroquia de Campo Formoso.

José Carlos Martins historiador

Em sua homenagem o Município na gestão, do então Prefeito José Joaquim de Santana, (1986) construiu e concedeu o nome de Escola Municipal José Barreto Filho “Jujù Barreto” localizada à Rua Manoel Joaquim de Oliveira, s/n – Centro de Campo Formoso. BA.

José Barreto Filho, faleceu nesta cidade em 10 de dezembro de 1987.

Por: historiador José Carlos Martins

Compartilhar :

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui