Foto ilustrativa

Nesse artigo abordaremos algumas das causas que provocam dores na região do pescoço; algumas delas podem ser evitadas. Fazemos um alerta aos jovens que não se preocupam em manter uma correta postura ao desenvolver algumas atividades no dia a dia.

Contrações musculares

Contraturas musculares, (quando a musculatura contrai e não relaxa) são uma causa muito comum em relação à dor no pescoço. Em particular, na faixa etária de jovens, a dor é quase sempre causada por contraturas musculares simples.

Má postura  e vida sedentária

Aqueles que levam uma vida sedentária, com especial referência para o trabalho de escritório ou mesmo estudantes sem intervalos para alongamentos, estão mais sujeitos ao risco de adotar uma má postura por muito tempo, especialmente na parte superior da coluna e do pescoço. A má postura e um estilo de vida sedentário podem afetar as vértebras cervicais e causar dor. O problema da má postura também afeta os estudantes que passam longas horas curvados sobre seus livros ou no teclado do computador.

Wattsapp e jogos on line em computadores e celulares

No longo prazo, manter a cabeça para baixo para usar telefones celulares, pode causar problemas nas costas e na coluna cervical, em particular. De acordo com especialistas norte-americanos, inclinar-se para olhar para o telefone ou computadores, pode ser o equivalente, para as costas, em transportar uma criança de 7-8 anos de idade. De fato, a carga sobre a coluna vertebral pode variar em função da inclinação do pescoço. Os especialistas recomendam olhar para o telefone segurando suas costas em uma posição neutra e não tensa, com as orelhas alinhadas com os ombros e omoplatas retraídos.

Fatores traumáticos

A dor na cervical pode ser causada por fatores traumáticos como acidentes na vida diária ou no trabalho, lesões traumáticas anteriores, transporte de cargas com impacto sobre o pescoço e costas.

 

Hérnia cervical

Entre as causas de dor no pescoço está a hérnia cervical. É um distúrbio causado pela compressão dos discos das vértebras cervicais que pode ser provocada por um trauma mecânico de um acidente ou uma colisão ou um esforço excessivo.

 

Osteoartrite cervical

A artrite cervical também pode ser a base do aparecimento de dor na cervical. A osteoartrite cervical é uma doença degenerativa das vértebras cervicais que pode começar a ocorrer naturalmente por volta dos 50 anos, mas que também pode aparecer antes, por muitas razões. As vértebras cervicais ficam deformadas, comprimindo os nervos e causando dor.

 

Outras causas de dor de cervical

Também pode estar relacionada a estresse, uso inadequado de travesseiros, defeitos oclusais das arcadas dentárias, defeitos do campo visual que afetam a coluna, cifose dorsal ou lombar, lordose, calafrios, prática de alguns tipos de esportes,  levantamento de peso/ musculação sem orientação.

Na maioria dos casos, a principal causa de dor cervical não é grave, no entanto, é importante não subestimar os problemas e contar com os cuidados de um especialista médico e Fisioterapeuta, especialmente se a dor persistir.

 

Por: fisioterapeuta Júlio Cezar C. S. Santos- Crefito 43.340 F

Compartilhar :

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui