Cândido Ribeiro Peralva e sua esposa, Blandina Martins Peralva (Dona Badu)

Cândido Ribeiro Peralva, nasceu no Município de Saúde, em 02 de novembro de 1915, eram seus pais, Geraldo Gonsales Peralva e Maria de França Ribeiro. Ainda na infância seus pais passaram a residir no Município de Miguel Calmon, onde o mesmo iniciou seus estudos primários.

Em 1933 passam a morar na então Vila de Campo Formoso, iniciando-se Cândido Peralva em suas atividades comerciais como Caixeiro-viajante. Por volta de 1940, fundou a conhecida “Loja Peralva”, vendedora exclusiva das famosas camisas Guararapes, rádios Mensageiros, discos vinil Continental, Rca e Chantecler. Em 1942, casou-se com Blandina Martins Peralva, sendo que da união nasceram os filhos, Suraia, Samira e Cândido Ribeiro Peralva Filho, (Peralvinha) (falecido em 26/08/2019).

Cândido Peralva, foi Vereador por diversos mandatos e chegou a Prefeitura Municipal de Campo Formoso, para administrar o nosso Município, durante o período de 1959 a 1963. Durante sua profícua gestão a cidade de Campo Formoso, teve significativa melhora no seu sistema de energia elétrica com a aquisição de potente gerador e expansão da rede para diversas ruas e residências que não recebiam ainda iluminação elétrica.

Cândido Ribeiro Peralva

Lembramos que a energia conhecida como de Paulo Afonso, só chegou em nossa urbe por volta de 1965. O abastecimento de água também foi melhorado com a renovação de nova tubulação no centro e periferia da cidade; na sede, diversas ruas foram calçadas, na região do Povoado de Santo Antônio, foi construído o açude do Condado, que até hoje em épocas de estiagem é de grande serventia. Construção de Prédios Escolares, abertas novas estradas, foram enfim, inúmeras realizações inauguradas nos 4 anos de seu mandato.

O Município de Antônio Gonçalves, neste período ainda fazia parte da área territorial de Campo Formoso, sua fundação aconteceu em 5 de julho de 1962. Umburanas ainda não tinha se emancipado, só aconteceu em 1989; portanto, era dispendioso, oneroso administrar o extenso Município de Campo Formoso.

Numa época em que as Prefeituras praticamente não tinham receita própria e pouco recebiam, de repasse estadual e federal, a gestão foi reconhecida e bem avaliada pela população local. Não existia reeleição, os efeitos administrativos tinham que acontecer nos 4 anos. Vale salientar o empenho neste período em prol do Município dos Deputados Federais, Manoel Novais, José de Freitas Jatobá e do Deputado Estadual, Manoel Nunes da Cunha Régis. Governava a Bahia neste período o General, Juracy Magalhães e tínhamos como Presidente da República, Juscelino Kubitschek.

Tempos de seriedade e honestidade com os recursos públicos, a gestão, tinha apenas um Secretário para todos os problemas da Municipalidade, pasta que ficou a cargo do competente e honrado cidadão, João Augusto da Silva.

José Carlos Martins, Historiador. E-mail para contato: jotacarlosmo@gmail.com. Celular: (74) 9 9148-8388.

Terminado seu mandato de Prefeito, abandonou a política passando a dedicar-se as suas atividades comerciais e de pecuarista. Cândido Ribeiro Peralva, faleceu em 21 de dezembro de 1997. Em sua homenagem a Câmara de Vereadores votou Projeto de Lei denominando a entrada da cidade de Avenida Cândido Peralva.

Em 2016 quando o Vereador, Nagy Martins, presidiu o Legislativo Municipal foi construído o anexo, “Espaço Cultural Cândido Ribeiro Peralva”.

A sua existência foi elevado exemplo de dignidade.

 

Por: Historiador José Carlos Martins

Compartilhar :

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui