Nasceu, Dr. Manoel Nunes da Cunha Régis, na fazenda Fortaleza, Município de Juazeiro-BA em 08 de outubro de 1917, foram seus pais Rosalvo da Cunha Régis e D. Ana Nunes da Cunha Régis.  Sua escolaridade elementar foi na fazenda Quixaba, próxima ao Povoado de Curral Velho, estudou no Colégio “Dois de Julho” da Missão Presbiteriana, em Salvador, onde cursou o Secundário. Em 1937 recebe o Certificado de Bacharel em Ciências e Letras, por este aludido Colégio, sendo o orador oficial da turma.  Foi diplomado Médico, pela Faculdade de Medicina da Bahia em 19 de dezembro 1945.

Em 28 de dezembro de 1946, contrai núpcias com sua prima, Nair de Mello Régis na Igreja Presbiteriana de Campo Formoso, tendo oficiado o ato o juiz Dr. Manoel Catalá Loureiro e a solenidade religiosa pelo Rev. Eudaldo da Silva Lima.  Durante o período de 1946 a 1948, exerceu sua profissão de Médico no Grace Memorial Hospital em Itacira (Wagner) região das Lavras Diamantinas. Por insistentes chamados de Campo Formoso, da família, da Igreja Presbiteriana e do Colégio Augusto Galvão recém-fundado em 10/10/1946, retornou em janeiro de 1949 para Campo Formoso, onde instalou consultório na antiga rua Floriano Peixoto nº 35.

Manoel Nunes da Cunha Régis e sua esposa Nair de Mello Régis. (Foto: arquivo pessoal do historiador José Carlos)

No Colégio Augusto Galvão, entidade educativa da Igreja Presbiteriana de Campo Formoso, dedicou-se ali ao ensino por mais de 20 anos, foi também seu diretor por diversos períodos. Seguindo o exemplo do seu tio, Artur de Oliveira Régis, ingressou na política, sendo eleito Prefeito do Município, pela Coligação Democrática de Campo Formoso, e governou o Município de 1955 a 1959, sendo sua maior obra nesta gestão a concretização do sonho de todos os Campo-formosenses que era o abastecimento de água potável na cidade. Construiu barragem de captação na Serra do Barro Amarelo, adutora e rede de distribuição nas ruas.   Com o objetivo de melhorar a demanda de consumo de energia elétrica foi instalada uma Usina Termo Elétrica, com dois possantes motores Skoda vindos da Suécia.  Para ajudar angariar votos para seu partido exerceu o mandato de Vereador de 1959 a 1963.

Premido por  convites de amigos e correligionários, em particular do ilustre Deputado Federal Dr. Manoel Novais, líder inconteste do São Francisco recebe a intimação do grande líder nas seguintes palavras: “Manoel Régis, exijo sua presença na Câmara Estadual de Deputados da Bahia e preciso de você no plenário da  Assembleia Legislativa da Bahia por quatro anos”  Pleito realizado alcançou grande votação, sendo eleito pelo Partido Republicano, Deputado Estadual para o período de 1964 a 1967, mandato que representou dignamente nossa região, trazendo diversos benefícios.

Historiador José Carlos Martins. (Foto: arquivo pessoal)

A simpatia que a população de Campo Formoso tinha por Dr. Régis era imensa, em 1972, foi escolhido em convenção como candidato único a Prefeito de Campo Formoso, governando nosso Município pela segunda vez, durante 1973 a 1976, contribuindo de forma administrativa para o crescimento de nossa terra.  Amante da vida no campo dedicou-se durante muitos anos, a pecuária, principalmente na sua fazenda Quixaba (região do Salitre) local de encontro de seus familiares e amigos, nos períodos anuais do verde. Dr. Manoel Nunes da Cunha Régis, faleceu em 16 de julho de 2014.  Recentemente faleceu sua dedicada esposa D. Nair de Mello Régis (20/11/1918 a 26/12/2019).

Em sua postura de homem cristão, médico, político, professor não se conhece uma só atitude de Dr. Régis, que não fosse à de um homem completo, um cavalheiro sem mácula nem distorção, espelhando sempre um caráter de honradez.

Por:Historiador e pesquisador José Carlos Martins

Compartilhar :

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

19 − 1 =