Se existe um alimento da dieta que é totalmente dispensável, é o açúcar.
Embora considerado uma ‘caloria vazia’, que não agrega nenhum nutriente à alimentação, abandonar de vez a sobremesa açucarada ou o refrigerante adoçado não é simples, e poucas pessoas conseguem. Mas algumas sim!
Com substitutos mais saudáveis, é possível ter uma vida longe do doce de leite, do leite condensado, do chocolate ao leite, do brigadeiro, do pudim, do bolo recheado, da torta doce…

A sensação de abstinência é um dos relatos mais conhecidos dos pesquisadores, porque o açúcar, comprovadamente, pode viciar.
Porém, esses efeitos da ‘abstinência’ passam a partir da segunda semana. Nos primeiros dias, a pessoa vai sofrer muito mais do que sentir qualquer benefício do corte do açúcar, isso devido ao desejo. Em 10 dias, esse desejo reduz bastante e então ela percebe os benefícios. Ela vai para a academia e a falta do açúcar refinado facilita a lipólise, ou a quebra da gordura, especialmente na região abdominal. Quando as pessoas percebem isso, ficam felizes e são estimuladas a continuar!

Procure por substitutos mais saudáveis. Ao invés do brigadeiro, habitue-se a comer uma fruta, que também é doce, mas não tão calórica quanto a sobremesa açucarada. Se a vontade for por um chocolate, tenha em mãos um chocolate amargo (com concentração de cacau, pelo menos, 70%). Escolher alimentos com menos açúcar é o primeiro passo. Substituir as sobremesas por frutas, escolher geleias que não sejam diets, nem tenham adoçantes, mas que sejam adoçadas com sucos de frutas. Além de ser doce, não contém açúcar adicionado.

Por: nutricionista Raiane Rios

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