Foto: SECOM

O primeiro aplicativo de licitações do Brasil, SOL (Solução Online de Licitação), lançado pelo Governo da Bahia, por meio do projeto Bahia Produtiva, foi premiado no iF Design Award 2020, o oscar de design mundial, um dos mais importantes prêmios do setor no mundo.

O iF Design Award é realizado na Alemanha desde 1953 e recebe por ano cerca de 6 mil inscrições, de aproximadamente 70 países. O júri que premiou o SOL, na categoria Design de Serviço/UX para Governos e Instituições, foi composto por 78 especialistas de todo o mundo.

O SOL é o primeiro aplicativo de licitações do Brasil a usar tecnologia blockchain, que utiliza base de dados descentralizada, oferecendo confiabilidade e audibilidade sobre o código-fonte, os dados recebidos e as ações realizadas. O aplicativo está sendo utilizado por associações e cooperativas da agricultura familiar beneficiadas pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O sistema garante a integridade do processo licitatório, facilita e agiliza o acesso de organizações produtivas da agricultura familiar baiana a fornecedores de bens, serviços e obras, de todo o país, possibilita transparência em suas aquisições, gera eficiência na gestão de recursos públicos, movimenta a economia local e fortalece a economia.

Desde que entrou em funcionamento, em julho de 2019, já foram concluídas 185 licitações e outras 147 estão em andamento. O valor total das licitações movimentadas pelo aplicativo até fevereiro chega a mais de R$ 3 milhões.

Para a assessora de aquisições do Bahia Produtiva, Nara Lins, as aquisições feitas pelas entidades beneficiárias do projeto estão sendo realizadas de forma mais eficiente e transparente: “As dificuldades enfrentadas pelas associações e cooperativas da agricultura familiar durante a realização das licitações foram praticamente superadas. Não há mais a necessidade de elaboração de atas e contratos, tendo em vista que estes documentos são gerados automaticamente pelo sistema, além das empresas fornecedoras apresentarem as suas propostas de maneira rápida e segura pelo aplicativo”.

Segundo o coordenador da área de Tecnologia da Informação da CAR, Walter Santos Ribeiro, a conquista do prêmio significa a confirmação do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Bahia Produtiva: “Vemos com muita alegria e satisfação essa premiação, principalmente, pela importância do aplicativo para que as organizações produtivas possam realizar licitações com mais segurança e praticidade. A agilidade e confiabilidade que o aplicativo proporciona nos processos licitatórios mostram o quanto foi importante o seu desenvolvimento. A utilização da blockchain como ferramenta de segurança e integridade vem assegurando confiabilidade e transparência ao SOL”.

O SOL contou com a parceria do Projeto Governo Cidadão, executado pela Secretaria do Planejamento e das Finanças do Estado do Rio Grande do Norte, tendo apoio do Banco Mundial, e foi desenvolvido pela Caiena Tecnologia e Design.

Cadastro de fornecedores

O SOL está disponível na Play Store e Apple Store. Fornecedores de todo o país podem baixar o aplicativo e se cadastrar, acessar as oportunidades em andamento e enviar suas propostas. Informações sobre o aplicativo estão disponíveis em sol.car.ba.gov.br.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia

Compartilhar :

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

seis + onze =