Novo espaço do Laboratório de Arqueologia do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB será inaugurado na próxima terça-feira (10), às 10h em Senhor do Bonfim. O Laboratório reunirá o acervo arqueológico do DEDC VII e os 46 mil achados doados pela EDF Renewables encontrados durante a construção dos 33 km da linha de transmissão do Parque Eólico Ventos da Bahia, localizado nos municípios de Mulungu do Morro e Cafarnaum. A ampliação do laboratório contará com um espaço adicional de 215 metros quadrados composto por seis salas para reserva técnica, curadoria, análise e restauro dos materiais arqueológicos encontrados.

A professora e coordenadora do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (LAP), Cristiana Cerqueira, afirma que “O novo espaço é extremamente importante para a instituição, porque está adequado às normas nacionais para ambientes que recebem acervos arqueológicos no nosso território. Já o antigo espaço será destinado à visitação pública, onde trocaremos as exposições de acordo com as pesquisas realizadas e os acervos que vamos adquirindo”.

A diretora do DEDC VII da UNEB, Suzzana Alice Lima, ressalta que a construção do novo espaço ilustra o quanto o campo da pesquisa em arqueologia é forte no Departamento, através do LAP, coordenado pela professora Cristiana Cerqueira. “O laboratório proporcionará mais condições de ampliação e desenvolvimento das pesquisas devido a excelente estrutura do local. Com esse laboratório e a parceria da EDF Renewables que investiu e confiou os seus achados à UNEB, nos fortalecemos como um departamento que vem avançando e qualificando a pesquisa científica”, expõe Suzzana.

O espaço já abriga o material arqueológico de tradição ceramista Tupiguarani encontrado no povoado Passagem Velha em Senhor do Bonfim no mês de janeiro.

Por: Coordenadora Lorena Simas do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/UNEB)

Compartilhar :

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

dezesseis − onze =