Alguns pacientes com sintomas de gripe ou febre alta atendidos no Hospital São Francisco (HSF) de Campo Formoso (BA) passaram a oferecer resistência em fazer o exame que irá comprovar ou descartar a contaminação da Covid 19. A informação foi confirmada ao Jornal 98 Notícias nesta sexta-feira (27), pela Comissão de Enfrentamento à Covid-19 da unidade de saúde.

A população não tem aceitado a suspeita diagnóstica, não tem aceitado a testagem, muita resistência à notificação, infelizmente temos de lidar com isso aqui em Campo Formoso. Não sei se pela desinformação, as pessoas temem à exposição”, relatou a membro da comissão de enfrentamento à Covid-19 do Hospital São Francisco e diretora assistencial da Policlínica Regional de Saúde de Senhor do Bonfim (BA), Drª Dailma Lopes.

Ainda de acordo com a profissional, embora o Ministério da Saúde determine que a Vigilância divulgue os números de contaminações do Novo Coronavírus, a identidade do paciente jamais será revelada.

“Em nenhum momento a Vigilância Sanitária, o hospital, vai divulgar a identidade do paciente, mas a Vigilância tem por obrigação, transparência pública emitir um boletim epidemiológico, divulgando os casos suspeitos, os casos notificados e os casos diagnosticados, todos os municípios têm feito, seguindo a orientações do Ministério da Saúde”, esclareceu.

A médica Dailma Lopes explicou também que o Ministério da Saúde determinou na semana passada que qualquer paciente avaliado no hospital com febre alta, falta de ar ou com outros problemas de saúde pré-existentes, é o caso de diabetes e asma, passa a ser considerado suspeito de Covid-19.

Como não temos mais como testar todos os casos suspeitos, nós estamos encarando todo território nacional como transmissão comunitária, então não precisa mais de um histórico epidemiológico positivo. O paciente não precisa ter contato com alguém de São Paulo, salvador, porque toda a população brasileira pode ter tido contato com alguém e está assintomática”, falou.

Fonte: Site da rádio 98 FM

Compartilhar :

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

2 × quatro =