O Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, através do Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues (LahAfro) realiza nesta quinta-feira (23), às 14h, o “Julho das Pretas: diferentes realidades e vivências”. Com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube e Facebook da Rede Educom TIPNI.

A live tem como objetivo discutir o significado do Julho das Pretas no contexto das diferentes realidades apresentadas pelas mulheres negras nos diversos espaços. O Julho das Pretas foi criado em 2013, pelo Odara Instituto da Mulher Negra, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latino Americana e Caribenha, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Negra, comemorados em 25 de julho.

O movimento já trouxe temas importantes e necessários sobre a superação das desigualdades de gênero e raça. Nesse sentido, a professora do curso de Enfermagem do Campus VII da UNEB e uma das coordenadoras do LahAfro, Eliana do Sacramento, ressalta que momentos como esse “Evidenciam a importância do debate sobre as políticas públicas de enfrentamento ao racismo e as formas de violação e negação de direitos, ressaltando o protagonismo da mulher negra”.

A discussão “Julho das Pretas: diferentes realidades e vivências” conta com participação da pedagoga e feminista negra, Elis Santos; da bailarina e discente da licenciatura em Teatro do Campus VII da UNEB, Lulu Coelho; da pedagoga e especialista em Neuroaprendizagem, Lilian Santos; e da pedagoga e graduanda em Serviço Social, Denyse Almeida. Com mediação das coordenadoras do LahAfro, Carmélia Miranda e Eliana do Sacramento.

O Julho das Pretas é uma realização da UNEB junto à Rede Educom do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI), ao Colegiado Territorial, à Câmara Temática de Mulheres do TIPNI, ao Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e ao Projeto Pró-Semiárido.

Fonte: Lorena Simas/Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/UNEB)

Compartilhar :

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

1 + 5 =