O Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (LAP) do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB divulga minidocumentário intitulado “Arqueologia do Semiárido”. A produção audiovisual apresenta as diversas riquezas de recursos naturais do Semiárido nordestino que foram importantes para os grupos pré-históricos (pré-coloniais) que habitaram a região.

No Semiárido, é possível encontrar sítios arqueológicos nos mais variados locais, do alto das serras às margens do rio, em locais secos ou com grandes quantidades de água. Assim, “Com o objetivo de estudar a utilização de plantas e outros recursos do Semiárido, o LAP, vem desenvolvendo pesquisas em vários municípios inseridos em ambientes de caatinga e serrado”, explica a coordenadora do LAP, Cristiana Cerqueira.

As pesquisas do LAP tem se direcionado ao estudo de restos de vegetais e fauna inseridos em fogueiras pré-históricas, bem como, da existência de materiais em rochas lascadas e polidas e cerâmicos. Além desses vestígios, o LAP estuda os sítios de pinturas e gravuras rupestres distribuídas por diversos municípios do Semiárido nordestino.

Confira a produção no canal do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UNEB no YouTube. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=-BXS61l2kzo&feature=youtu.be.

Por: Lorena Simas´-Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)

Compartilhar :

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

12 + onze =