Foto: Redegn

O Superintendente da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro, Coronel Anselmo Bispo, retorna do feriado com uma missão, dentre outras: despedir-se dos funcionários da empresa após sete meses à frente da instituição, já que a sua exoneração já tem oficialmente data marcada: 4 de novembro, quinta-feira.

O pedido de exoneração assinado pelo Presidente da Codevasf, Marcelo Andrade, informa que a empresa decidiu “Exonerar, a partir de 4/11/2021, José Anselmo Moreira Bispo, do cargo em comissão símbolo CC-1, de Superintendente da 6ª/SR, em Juazeiro-Ba, nomeado pela decisão nº 327, de 31/3/2021”, anotou.

Em outra decisão o Diretor Presidente da Codevasf, Marcelo Andrade, já havia nomeado o Engenheiro Miled Cussa Filho para substituir Anselmo Bispo, com posse marcada para esta sexta-feira, dia 5 de novembro.

Candidato a prefeito de Juazeiro, pelo DEM, o Coronel Anselmo Bispo foi conduzido para o cargo de Superintendente em março desta ano, por indicação política do deputado federal Elmar Nascimento.

Em entrevista concedida ao jornalista Geraldo José, que será exibida na integra no Programa Geraldo José, na Rádio Juazeiro, nesta quarta-feira (3), Anselmo Bispo disse que vinha amadurecendo uma decisão e que optou por sair para que a “unidade não viesse a ser prejudicada mais adiante”: “eu assumi a Codevasf, mas chega um determinado momento que você precisa analisar vários cenários e vários fatores que fazem ocorrer uma nomeação ou exoneração, e ai houve uma conversa e o melhor foi eu sair  da superintendência, ser exonerado para que para que a unidade não viesse a ser prejudicada mais adiante”, destacou, sem entrar em detalhes acerca da decisão.

Anselmo Bispo relatou que outros fatores, de foro íntimo, foram avaliados também, inclusive em conversas com o deputado federal Elmar Nascimento, e que foi alinhada a sua saída: Tem fatores de foro íntimo, eu e Elmar conversamos e optamos pela saída”, pontuou.

Questionado se a sua saída, comentada nos meios políticos e redes sociais, não prejudicaria seu projeto político, na questão da qualidade como gestor, Anselmo foi enfático e disse que “quem pensa assim não conhece a sua trajetória de gestão pública”: “Tive 37 anos de corporação, 35 mil homens, com 32 coronéis comandando e eu fui um desses coronéis. Cheguei a coronel tecnicamente, exercendo por mais de 25 anos a gestão pública. Se para ser prefeito de Juazeiro se tivesse que mostrar uma gestão na Codevasf ou em qualquer outra empresa, pública ou privada, mais da metade dos prefeitos de Juazeiro não poderia ter sido prefeito, porque a maioria chegou ao poder sem o mínimo exercício numa gestão pública. Esse tipo de comentário é feito por alguém que se sente ameaçado por nossa presença na política juazeirense, já que nos apresentamos como novo e diferente, e não tenho que estar respondendo a esse tipo de coisa”, declarou.

De acordo com Anselmo Bispo, a gestão na Codevasf é basicamente de execução de emendas parlamentares, “já destinadas ás bases dos políticos que fazem a indicação”, cabendo ao superintendente somente a gestão interna: “A Codevasf vive basicamente de execução de emendas parlamentares e o superintendente não tem autonomia para direcionar recursos da Codevasf. Os recursos são de emendas de parlamentares e sempre direcionados, então o que me coube com gestor da Codevasf, gestão interna, eu fiz”, declarou.

Na condição de ex-superintendente, Anselmo acentuou que pretende reunir seu grupo político, em Juazeiro, para avaliar os caminhos a seguir, sem descartar inclusive a possibilidade de ser concorrer a um cargo público em 2022: “Hoje minha intenção é colocar meu projeto de cunho pessoal, particular, pra andar, e paralelo a isso, caminhar por juazeiro, andar no município de Juazeiro, estreitar relações políticas, construir e sedimentar um grupo mais coeso, ouvir as pessoas, esse é o meu plano. Vou reunir o meu grupo e a partir desse instante nós vamos decidir o caminhar do nosso grupo. Agora as coisas mudam e a gente precisa realinhar”, disse.

Na sexta-feira (5) o Engenheiro Mecânico Miled Cussa Filho, que também é de Juazeiro, assume o comando da 6ª Superintendência da Codevasf, em Juazeiro, também por indicação do deputado Elmar Nascimento (DEM).

Da redação redeGN

Compartilhar :

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

4 × dois =