O antiviral molnupiravir, criado pela farmacêutica MSD para tratar a Covid-19, chega ao mercado brasileiro nesta segunda-feira (24/10). O medicamento é o primeiro antiviral oral contra a Covid a ser vendido no país.

O monulpiravir é indicado para adultos com sintomas leves ou moderados de Covid. Além disso, ele é prescrito para pessoas que correm o risco de desenvolver quadros graves da doença, como imunodeprimidos, pessoas com câncer ativo e outras comorbidades. A venda será realizada apenas mediante prescrição médica.

De acordo com a fabricante, estudos demonstraram que, quando administrado no início da infecção por Covid, o remédio tem capacidade de reduzir os casos de hospitalizações e mortes pela doença.

A pílula deve ser ingerida dentro de cinco dias após os primeiros sintomas da Covid. O fármaco impede que o vírus se replique e, dessa forma, reduz a gravidade da doença.

O medicamento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 4 de maio deste ano. O fármaco já está em uso em 30 países e mais de 10 milhões de tratamentos já foram administrados em todo mundo.

“Apesar do Brasil estar com baixos casos da doença, ainda há um número considerável de pessoas com risco de progredir para Covid grave, como pacientes imunodeprimidos, com câncer ativo ou com outras doenças. Por isso, é fundamental trazer o antiviral para essa população”, diz Mário Ferrari, diretor da Unidade de Negócios de Infectologia da MSD.

Metrópoles / foto: reprodução

Compartilhar :

Comentar com Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui