O último balanço extraoficial, feito a partir de consulta de setores da imprensa, aponta que ao menos 500 pessoas foram afetadas por intoxicação alimentar após ingerirem itens do buffet oferecido durante a Jornada Pedagógica, promovida pela Prefeitura de Jacobina através da Secretaria Municipal da Educação, ou que fizeram alguma refeição no restaurante Dantas, localizado na Praça 2 de Julho, em Jacobina. O estabelecimento forneceu o alimento para o evento da Secretaria da Educação.

Informações que chegaram ao Jacobina Notícias apontam que muitas pessoas tiveram piora no quadro de intoxicação alimentar, mesmo após uma semana dos primeiros sintomas. Centenas de pessoas buscaram atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e alguns pacientes tiveram que ser transferidos para hospitais em outros municípios.

Em um grupo de WhatsApp onde participam apenas profissionais da educação, os relatos sobre a condição clínica de várias professoras são impactantes: “Que Deus restabeleça nossa saúde. Hoje me bateu o desespero, a melhora não vem, na mesma hora que acho que tô me livrando vem uma enxurrada de sintomas”, contou a professora Taciane (foto).

Qualquer esforço que faz fica parecendo que correu uma maratona. Isso é horrível demais, mas eu creio que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã”; “Já chorei, clamei a misericórdia de Deus, mas percebi o quanto a minha fé ainda é fraca diante do desespero que hoje tá vencendo”, descrevem outras professoras.

“Hoje deveríamos estar nos preparando para receber nossos estudantes, infelizmente fomos acometidos dessa doença. Então, para hoje, o mais importante é nos reencontrar com nossa saúde. Não têm sido dias fáceis, ontem, particularmente, tive um dia de angústia e muita dificuldade, de provação da fé. Mas abrir os olhos à noite e ver meu pequeno [filho] ajoelhado quietinho orando por mim, “pela terceira vez” como ele mesmo disse, foi restaurador. Que assim seja o dia de hoje para nós, de restauração da nossa saúde, e tudo mais nos será acrescentado, e tudo mais retornará ao seu lugar! Que a saúde e paz do Senhor vos alcance no dia de hoje, e que todos que se encontram em situação semelhante sejam reerguidos” – professora que se recupera da intoxicação alimentar.

O restaurante foi interditado pela Vigilância Sanitária e o retorno das aulas na rede municipal de ensino adiado, por causa do grande número de profissionais vítimas da intoxicação alimentar.

Jacobina Noticias
Compartilhar :

Comentar com Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui