A educação é fundamental para a estratégia de mudança social, porque age como vetor de desenvolvimento e fortalecimento da democracia e, consequentemente, da diminuição da desigualdade social, cultural, econômica, política e intelectual de todos que compõem um determinado lugar.

Entendendo isso, a administração pública de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Educação, reabriu a Escola Municipal Marcelino de Jesus, localizada na Comunidade Quilombola de Atalho. O equipamento público de ensino havia sido deixado fechado há cerca de 20 anos.

Neste primeiro momento, estão funcionando duas modalidades de ensino: uma turma de fundamental (turma multisseriada) e uma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes contam, hoje, com um prédio totalmente requalificado, com mobília adequada e nova, além dos kits escolares contendo todo o material necessário para uso durante a feitura das atividades pedagógicas.

A ação tem o objetivo de oferecer à comunidade local uma educação de qualidade, com conforto e segurança e sem que os alunos precisem se deslocar para comunidades vizinhas, e proporcionar aos moradores mais dignidade. Para tanto, foi necessário pensá-la (a educação) como prioridade na hierarquia das políticas públicas municipais ( assim deve ser nas estaduais e nacionais, também!) e que seja consolidada como um projeto comum entre escola e comunidade, porque é desta articulação que surgirão as mudanças que permitirão a todos os envolvidos alcançarem, a médio/longo prazo/s, uma educação transformadora e um/a lugar/comunidade/sociedade muito melhor/res de se viver/em.

ASCOM – PMCF

Compartilhar :

Comentar com Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui