Seguindo a programação de ações em celebração dos 143 anos de Campo Formoso, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e em parceria com Conselho Municipal da Assistência Social, realizou nesta quinta-feira, 6 de julho, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e que queremos”.

A conferência, que tem o intuito de receber e debater propostas em relação à melhoria e aprimoramento do Serviço Único da Assistência Social (Suas), reuniu cerca de 300 pessoas, entre profissionais, entidades e usuários do Suas, no auditório do Centro Cultural Rômulo Galvão.

Na cerimónia de abertura, a mesa foi composta pelo prefeito, Elmo Nascimento, o vice-prefeito, Jasci Muniz, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Sandra Madali Santana, a Presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Ana Paula Borges, o palestrante do dia, Tercio Brandão, a Assistente Social, Rejane Celestino, representando os trabalhadores do SUAS e Ademir Araújo, representando a sociedade civil.

A discussão girou em torno dos cinco eixos temáticos seguintes; eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país; eixo 2 – Controle Social: Qualificação e Estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas; eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?; Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS; eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

O prefeito Elmo Nascimento esteve presente no evento. Além de parabenizar a equipe da secretaria pelo trabalho que vem realizando, destacou como a conferência é importante para que a Assistência Social, no município, seja assertiva e eficaz.

“Percebemos que nossos colaboradores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social têm feito o melhor a cada dia: o hoje melhor que ontem e o amanhã melhor que hoje. E vendo a grandiosidade dessa conferência, podemos ter certeza que haverá melhoria, no Programa Desenvolve Campo Formoso, no serviço da Casa Lar, no CadÚnico Itinerante, no Sine Bahia, enfim, em todos os programas”, destacou o gestor do poder executivo.

Para o palestrante, Tercio Brandão, que é formado em Administração pela Universidade Federal da Bahia e atuou como Secretário Nacional do Cadastro Único, Campo Formoso tem avançado em políticas públicas voltadas para a Assistência Social. “Fiquei feliz em saber que Campo Formoso tem feito um trabalho de acolhimento e implementado programas que auxiliam na mitigação das problemáticas sociais, e consequentemente, estratégias para que as famílias saiam da situação de vulnerabilidade”, comentou Brandão.

DECOM PMCF

Compartilhar :

Comentar com Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui