O Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) estima que cerca de 100 doenças podem ser evitadas quando os serviços de saneamento estão sendo feitos. Leptospirose, diarreia, hepatite A, verminoses e micoses de pele são algumas das doenças transmitidas pela água contaminada.

De acordo com especialistas, em pesquisas apresentadas no 4º Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública, a cada R$ 1 investido em saneamento básico, é economizado R$ 4 em saúde. O que é comprovado pelas estimativas da Universidade Federal de Minas Gerais de que 4,2% das doenças que afetam a população se devem à falta de saneamento básico.

Saneamento básico é o conjunto de serviços para o desenvolvimento de uma localidade, listados: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais. Todas essas fases do saneamento contribuem para a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia. O ciclo do saneamento básico começa na captação da água, tratamento, distribuição nos pontos de consumo, descarte seguro em uma rede de esgoto com tratamento e por fim a devolução dessa água para o seu ciclo natural.

Esse processo ainda não é garantido para toda a população brasileira, apenas parte dela pode contar com uma água limpa, um esgoto tratado e drenagem urbana. Essa situação contribui para o aumento de pessoas infectadas por doenças causadas pelo contato com esgoto a céu aberto ou pelo consumo de água suja.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma estimativa, em 2018, que entre os anos de 2016 e 2017 mais da metade dos municípios baianos tiveram problemas com endemias e epidemias associadas à falta de saneamento básico. Dessa forma, a Bahia ocupa o segundo lugar quando se observam os estados com mais problemas relacionados a saneamento.

Em Campo Formoso, essa realidade já está sendo transformada com as obras de saneamento que estão no tratamento de esgoto, drenagem e limpeza urbana, além da ampliação do acesso à água limpa.

Ascom Prefeitura de Campo Formoso

Compartilhar :

Comentar com Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui