Foto: Amanda Chung/ Ilustrativa

 

Na contagem regressiva para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas nos próximos domingos (5 e 12), a psicóloga Kézia Souza, do Programa Universidade para Todos (UPT), destaca algumas dicas para que os estudantes possam controlar o estresse, a tensão e a ansiedade. Já para os dias das provas, os alunos devem estar atentos para algumas orientações importantes em relação aos materiais permitidos e objetos proibidos, bem como ao consumo de alimentos saudáveis.

Segundo a psicóloga Kézia, a reta final de preparação para o Enem é permeada por muita expectativa pelas provas, o que torna comum o aumento da tensão e do nervosismo. “Assim como a assimilação dos conteúdos, é fundamental a preparação psicoemocional para enfrentar esse desafio. É muito importante aprender a regular pensamentos e emoções. É preciso estar consciente sobre a sua preparação de forma individual, reconhecendo suas dificuldades, mas sem diminuir suas potencialidades”, orientou.

A psicóloga também salientou que, para um bom desempenho, é preciso que o estudante esteja bem e descansado. Para isso, deve-se adotar algumas medidas. “Na véspera da prova, é necessário se alimentar bem com comidas leves, além de dormir mais cedo, estar bem hidratado e evitar a ingestão de bebida alcoólica ou medicamentos para dormir. O dia de véspera é para fazer coisas que revigorem e façam bem, como cantar, dançar, praticar um hobby e leituras. Também é preciso ter cuidado com as redes sociais, pois elas passam a impressão de que o outro está melhor do que você e a comparação tende a aumentar a tensão que já está mais elevada”.

Para os dias do exame, Kézia destacou algumas dicas. “Horas antes das provas, o candidato pode escutar músicas que goste e o inspiram, pois a música tem um grande potencial de acalmar e encorajar. Caso ele sinta nervoso, esteja ofegante e trêmulo, deve fechar os olhos e respirar fundo, visto que a respiração é uma excelente estratégia para diminuir a ansiedade. Naqueles momentos na sala antes do início das provas, ele ainda pode aproveitar para fechar os olhos e respirar calmamente, contando os segundos na inspiração e na expiração. Quando estiver diante da prova, é importante se concentrar apenas nela e em si mesmo”.

Orientações – Nos dias das provas, é obrigatório que o estudante leve RG ou outro documento oficial com foto (físico ou digital), além de caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Também é aconselhável levar o Cartão de Confirmação de Inscrição e a Declaração de Comparecimento impressa, caso seja necessário justificar a presença no exame. Devido a duração das provas ser de mais de cinco horas, é indicado que o candidato use roupas leves e calçados confortáveis. Em relação ao lanche, o ideal é consumir alimentos nutritivos e que deem mais energia, como barras de cereais, frutas, chocolates e castanhas, além de água em embalagem transparente e sem rótulo.

Objetos proibidos – Ao ingressar na sala de provas, será fornecido pelo aplicador um envelope porta-objetos para que o candidato guarde os seguintes objetos: declaração de comparecimento impressa; óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas e corretivos; livros, manuais, impressos e anotações; protetor auricular; relógio de qualquer tipo; quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e ou similares; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico; fones de ouvido; e qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

 

ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar :

Comentar com Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui